Como Lidar com a Inveja 1


Um sentimento que afeta sobremaneira a vida das pessoas é a inveja. Este sentimento vil, mesquinho, dissimulado e sujo, pode se constituir num entrave, tanto para o invejoso quanto para o invejado.
Inveja é aquele sentimento feio do qual nos envergonhamos, e que negamos sentir. Nos impede de ver a luz, o brilho e o talento do outro. Ele nasce da comparação. Ao nos compararmos com o outro nos julgamos inferiores, humilhados e pequenos.
Causa inveja a situação financeira, prestígio, talento, simpatia, etc. É bom não confundir inveja com admiração. Enquanto o segundo é um sentimento saudável e edificante, o primeiro é venenoso e negativo.
O ódio, a maledicência, a calúnia, derivam da inveja, como também o excesso de vanglória. O invejoso utiliza-se de dois mecanismos de defesa: Um deles é , aumentar o significado de seus próprios feitos, exagerar sua próprias realizações. E a outra é tentar diminuir o outro, tirar-lhe o brilho através das críticas e comentários maldosos. Ele adora a igualdade, e não quer que ninguém se sobressaia. Se lhe pedissem que escolhesse entre o próprio sucesso e o fracasso alheio, não hesitaria em escolher o segundo.
“Somos obrigados a acreditar na sorte. Afinal, sem ela, como explicar o sucesso das pessoas que detestamos ?”(J. Cocteau)

Continua…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s