Como Lidar com a Inveja 2


A frase dita no post anterior mostra bem o quanto é difícil ao invejoso assimilar o sucesso alheio. Nem sempre admitimos, mas incomoda, porque a comparação é inevitável. Além da sorte, a pessoa tomada pelo sentimento de inveja tem outras explicações para o sucesso do outro: oportunismo, exploração, sonegação fiscal, e outras atividades ilegais. É comum alguém que está enriquecendo ser alvo das más línguas que atribuem o seu sucesso a meios escusos como, narcotráfico, receptação de produtos roubados e a uma série de outras atividades criminosas.
Ao lançar mão destes artifícios, o invejoso engana a si mesmo e consegue dormir em paz sem precisar encarar sua própria incompetência, preguiça e falta de objetivos na vida.
Uma vez um amigo que estava prosperando muito no ramo de fabricação de lingüiça queixou-se de que pessoas ficavam de “olho gordo” nele, dizendo não entender o porque de tanto progresso, insinuando que ele talvez fosse fruto de alguma mágica ilegal. Que essas pessoas viam nele os sinais de riqueza e a melhoria de seu padrão de vida e se sentiam inferiorizados. Porém ninguém o via levantar-se de madrugada e pegar no batente pesado até altas horas da noite.
Esta é uma grande verdade. Quando vemos alguém fazendo sucesso, não devemos invejá-lo, e sim imitá-lo, seguir seu exemplo. Lembre-se daquela antiga frase de pára-choque: “não me inveje, trabalhe”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s