Tornando-se um Líder Geracional – Jônatas Edwards


Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda! Assim como é inútil estender a rede se as aves o observam, também esses homens não percebem que fazem tocaia contra a própria vida; armam emboscadas contra eles mesmos!” (Pv 1.10,17,18 – NVI.)

Há muitos anos, viveu nos Estados Unidos um homem chamado Jônatas Edwards. Ele era o único filho homem no meio de dez irmãs. Os seus pais eram pessoas muito tementes a Deus. Todas as noites eles se reuniam em torno da lareira para orarem e estudarem a Bíblia. Aos 17 anos de idade, Jônatas já havia concluído os seus estudos na Universidade de Yale. E aos 20 anos foi consagrado ao ministério. Durante toda a sua vida, Jônatas escolheu buscar a Deus. Ele orava e estudava a Bíblia diariamente. Frequentemente realizava jejuns. O intuito, em todas essas coisas, era preparar-se para melhor servir a Deus, não somente na igreja, mas também em casa e na sociedade.
Numa determinada noite, como de costume, ele chegou à igreja para pregar. As pessoas já estavam acomodadas no templo. Para todos, aquela seria uma reunião comum, como qualquer outra de que já tinham participado. O que ninguém sabia era que Jônatas havia orado durante quase 24h por aquela reunião.

Em suas orações, ele pedia que Deus enviasse um reavivamento.

Ele orava para que o Senhor tocasse as pessoas com poder. Ele desejava ver transformação na vida dos homens e mulheres. Quando subiu ao púlpito, ele começou a pregar o seu sermão: “Pecadores nas mãos de um Deus irado”. No início, as pessoas ouviam com certo desprezo. Para elas, era simplesmente um outro sermão. Mas, logo, o Espírito Santo começou a agir com poder. As pessoas foram sendo convencidas dos seus pecados.

O coração delas começou a ser desvendado diante da Palavra de Deus.
Começaram os gritos de desespero.

Muitas pessoas sentiram como que se o chão estivesse se abrindo e o inferno as estivesse sugando. Apavorados, os homens e as mulheres seguraram-se nas colunas da igreja. Eles se viam totalmente longe de Deus e a caminho do inferno. E, por isso, se seguravam para não serem tragados pelo lago de fogo.
O impacto desse sermão durou dias e meses. Por alguns anos, por causa dessa mensagem, os Estados Unidos experimentaram um poderoso avivamento. As pessoas tiveram os seus olhos abertos para compreenderem a realidade espiritual à sua volta. Ninguém nunca mais foi o mesmo. Todos passaram a reconhecer que dependiam de Deus para viverem a vida. O desenvolvimento norte-americano foi notável.

Mas não somente isso: o desenvolvimento da família de Jônatas Edwards também foi notável.
Por causa da sua escolha de servir a Deus, ele e toda a sua família foram abençoados. Certa vez alguém traçou a descendência do pastor Jônatas Edwards e a de um ateu que viveu na mesma época (1703-1758) nos Estados Unidos.
O resultado foi surpreendente, veja na tabela abaixo.

Perguntas para reflexão:

1) Se Deus usou Jônatas Edwards para trazer impacto à toda uma nação, será que Ele também não poderia usar você?
2) As suas atitudes hoje irão ditar o seu futuro amanhã. A partir de hoje, como você enxerga o seu futuro?
3) Com que tipo de pessoas você tem andado? Com pessoas como Jônatas Edwards ou como Max Jukes? Qual é a sua turma?
Pr. Gustavo B. Bessa (Retirado do Jornal Atos 2 – Ano 44 Ed.52)

2 comentários sobre “Tornando-se um Líder Geracional – Jônatas Edwards

  1. francy disse:

    Tive a oportunidade de ler o sermao do pastor Jonatas Edwards. muito forte e impactante, até me senti como aquelas pessoas, a beira do abismo. As vezes nos cegamos para as coisas verdadeiras que são as de Deus. Olhamos para nossos trabalhos, nossa familia e nossos bens materiais e esquecemos que somos frageis e vivemos pela misericórdia de Deus, que a qualquer momento podemos esá naquele lugar horrivel, sem uma nova chance…. é para se pensar e refletir muuuuiiiittooo.

    Abraços

    • Olá

      Verdadeiramente, este foi um homem que marcou a sua geração para sempre, de tal forma que até hoje nos constrange sua pregação, deixando sim, um legado para a eternidade…

      abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s