Bíblia Online

::: CLIQUE AQUI :::

::: CLIQUE AQUI :::

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA BÍBLICA

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmo 1.1-2

A Declaração Doutrinária dos Batistas diz que a Bíblia Sagrada “é a palavra de Deus em linguagem humana” que tem como base bíblica o texto de Hebreus 1.1 que confirma “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”, o documento denominacional também diz que a Bíblia é “o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens” que o mesmo texto bíblico respalda se notarmos o versículo 2: “A quem constituiu herdeiro de tudo (o Filho, Jesus Cristo), por quem fez também o mundo”. Ora tal noção já é suficiente para mostrar a importância da Bíblia Sagrada – me refiro aos que creem não aos incrédulos – mas muitos negligenciam, ainda assim, a meditação na sua leitura.

O Salmo primeiro mostra que feliz é o que medita na lei de Deus dia e noite; para isso é necessário não partilhar de conselhos, caminhos e companhias que ignorem a Lei de Deus. Penso que é esta disciplina de partilhar somente o que tem valor para Deus que espanta os pecadores que preferem meditações transcendentais, viagens alucinógenas, ou variações enlouquecidas de filosofias baratas.
Meditar na Lei do Senhor é ótimo, muitos concordam, mas é necessário que você se valorize para meditar nela. Inúmeras pessoas não se valorizam e barateiam cada dia mais o preço de sua alma com meditações que buscam o vazio, pois vazias são, e incapazes de satisfazer ou preencher alguém espiritualmente.

Quero ajudá-lo, se for o seu caso, a meditar na Palavra de Deus pois muitos têm dificuldade para isso. Não darei uma receita mas apenas alguns procedimentos que ajudarão você a ler melhor e cada vez mais as Escrituras. Vamos começar:

– Primeiro faça uma oração da forma que você entende com sua sinceridade e palavras pessoais, sem nenhum decoreba, pedindo a Deus que o ilumine durante a leitura, isto é, que o Espírito Santo fale ao seu coração o que Deus quer dizer. É necessário um espírito humilde para isso.
– Escolha textos simples para começar sua leitura meditativa e devocional da Bíblia.
– Começe com passagens que sejam formadas por cerca de cinco versículos ou menos. Uma bíblia com subtítulos nos capítulos pode ajudar você nesta escolha. Estes subtítulos, a título de curiosidade, recebem o nome técnico de perícope – são as menores unidades de sentido dentro do texto.
– Os melhores livros para quem inicia a meditação na Bíblia Sagrada são os Evangelhos de Marcos e de João, por serem a história de Jesus contada de uma maneira mais acessível a nós não judeus.
– Após ter escolhido o texto com os cuidados acima leia o texto vagarosa e repetidamente para que você possa entender melhor as palavras meditando em cada uma delas. Isto não é algo místico é um fato lógico, pois a Bíblia foi escrita em um tempo onde as coisas não corriam na velocidade de hoje, por esso, dentre outros motivos, precisamos desacelerar para entender sua linguagem e ouvir a voz de Deus. Leia e releia quantas vezes quiser o mesmo texto. Ore também quantas vezes sentir vontade durante esse período.
– Depois da leitura faça-se a Pergunta: “O que Deus queria dizer com isso naquele tempo?” medite nisso e procure pistas nos versículos lidos, se tiver dúvidas, que é bem provável que terá, consulte um bom Dicionário Bíblico.
– Leia de novo e medite em “O que Deus quer dizer para mim com este texto hoje?”. Responda à você mesmo.

Faça isso todo dia até sentir o gosto, o hábito e a ação de Deus em sua vida através da leitura bíblica. Tenha certeza que “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” Salmos 34:18; pois Jesus disse: “O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,” Lucas 4:18. Deixe que ele cumpra sua Promessa em seu coração quebrantado. Deus o abençoe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s