Tapa na Cara


Quantas vezes você já se comprometeu com Deus dizendo que agora você iria se dedicar, ler a Bíblia todos os dias, orar, procurar um relacionamento mais próximo a Ele? Quantas vezes tal plano fracassou? No Antigo Testamento podemos ver um exemplo de um estudioso da Palavra de Deus: Esdras, um escriba.

Antigamente os escribas serviam aos reis como uma espécie de secretários mas, do período exílico em diante, os escribas passaram a ser estudiosos que pesquisavam e ensinavam a Palavra de Deus. Esdras estudava com dedicação, motivado e objetivado a crescer e ensinar com a ajuda do Senhor. Podemos ler no livro de Esdras capítulo 7, final do versículo 9 e versículo 10: “ Porque a boa mão do seu Deus estava sobre ele. Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas.”

Esdras se dedicou tanto que até fundou uma espécie de sistema de educação religiosa naquela época para restaurar a verdadeira adoração. O significado do nome deste homem é “O Senhor ajuda”, e realmente o Senhor ajudou Esdras a realizar muitas coisas, como a voltar para Jerusalém com o apoio do rei Artaxerxes I da Pérsia (o que parecia impossível).

Pra quem não sabe, no ano de 2011 eu fiz um curso chamado Curso Bíblico Básico, no qual fiquei um ano estudando a Palavra de Deus, fazendo viagens missionárias, ajudando em acampamentos, etc. Não sou uma espécie de escriba e não estou querendo me orgulhar por ter feito o curso mas, para você entender o que vou escrever nos próximos parágrafos, essa informação é importante.

Este ano de 2012 estou fazendo um cursinho pré-vestibular e pode acreditar: estou estudando muito. Estou me dedicando pra valer. Um dia desses antes de dormir eu estava orando e Deus me mostrou uma coisa: dedicação é necessária em todas as áreas da vida. Parece meio óbvio e é, um pouco. Então refleti sobre isso e concluí que estou me dedicando mais ao estudo das ciências, linguagens, exatas, humanas e tal, do que me dedicava ano passado ao estudo da Bíblia. Quando me dei conta disso foi praticamente um “tapa na cara” para mim.

Então quer dizer que se for para passar em uma prova vestibular que me conceda a entrada em uma faculdade, estudo, mas se for para passar na prova que me conceda entrada garantida no céu, não me dedico tanto? Pois é, foi assim comigo, e acredito que com muitos de vocês também é. Honestamente me sinto envergonhado disso, mas é a verdade. As vezes estamos tão entretidos com os afazeres, trabalho, faculdade, estudos, coisas que nos trarão um resultado imediato, que acabamos deixando de lado o projeto que Deus tem para nós: à longo prazo.

Saibam que Deus estava com sua “boa mão” sobre Esdras, não apenas por que ele estudava Sua Palavra, mas também por amorE se existe algo imensurável em todo o universo é o amor de Deus, ou seja, mesmo nas horas em que não nos dedicamos tanto ao estudo da Bíblia Ele ainda está e estará com sua “boa mão” sobre nós por Seu amor.

Sempre é tempo de recomeçar. Se você deixou de lado a leitura da Bíblia, retome! Se não está mais orando como antes, ore! Dedique um tempo do seu dia nessas tarefas de longo prazo que Deus se alegrará contigo ainda mais!Não deixe que seus compromissos o afastem de Deus. Busque a Ele cada dia mais pois, tenho certeza, que Ele deixará ser encontrado! ( Mateus 7:7-8)

:: http://www.massacrente.com.br ::

3 comentários sobre “Tapa na Cara

Deixe um comentário