Missões – Libéria: ”país dos libertos,”


… mas escravos da religiosidade, da pobreza e das dores de uma guerra avassaladora

 Capital: Monróvia.

Moeda: Dólar liberiano.

Governo: Republica presidencialista.

População: 4,1 milhões.

País fundado por ex-escravos norte-americanos, seu nome significa ”país dos libertos”. A Libéria é uma das duas nações da África não colonizadas por europeus, a outra é a Etiópia. Os descendentes de escravos (3% da pop.) formam a elite do país – a mais antiga república africana. A maioria da população vive na pobreza, agravada pelas guerras civis de 1989 e 2003, e pelo embargo que atingiu o país entre 2001 e 2007 – sob a acusação de contrabando de diamantes retirados da Serra Leoa. Quase 10% dos recursos do país vêm do registro de navios de todo o mundo com a bandeira liberiana, graças a um regime fiscal vantajoso aos proprietários. O país foi fundado como um Estado cristão. Porém, com os anos, existe uma teórica liberdade religiosa, mas na prática há pressões sobre os cristãos para se adequarem às sociedades secretas ocultistas. Aproximadamente 41% da população seguem crenças tradicionais e somente 12,5% é protestante.

Resposta de oração

O fim da luta em 1996 e a paz relativa têm permitido alguma recuperação para a população sofrida.

 Desafios de oração

O país foi devastado e as pessoas ficaram traumatizadas com a guerra civil. Ela também foi influência maligna que envenenou grande parte do oeste da África, especialmente Serra Leoa, e cada vez mais, a Guiné. Suas raízes estão no profundo ódio étnico, na ganância na ambição pelo poder e em um cristianismo descomprometido – que deu espaço ao inimigo. Ore especificamente por:

– Um governo e lideranças que rejeitem a opressão, a violência institucional e a cultura endêmica de extorsão e corrupção;

– Reconciliação entre os grupos étnicos que estiveram envolvidos nas lutas, nas atrocidades e nos massacres, especialmente os mandingo e krahn de um lado, e os mano e gio do outro;

– cura dos terríveis ferimentos físicos, psicológicos e espirituais causados pela guerra;

– Resgate dos filhos da guerra. crianças foram forçadas a se tornarem soldados. Mais de 50.000 foram mortas na luta, e em 1996 ainda restavam 15.000 que carregavam armas. Todas as 1.400 milhões de crianças com menos de 17 anos foram traumatizadas, perderam sua educação formal e muitas são órfãs. Ore pelas igrejas e agências que buscam reparar alguns dos estragos, restaurar a vida familiar e trazê-las ao evangelho.

:: Intercessão mundial

Deixe um comentário